Meninas(os) preparei este cantinho para ajudar quem tem vontade de aprender a bordar Ponto Cruz, espero que gostem, qualquer dúvida é só perguntar, ajudarei no que for possível.
Vamos lá...

Materiais:
  • Linha para bordar ponto cruz (eu gosto das meadinhas da anchor que não desbotam)
  • Agulha sem ponta
  • Etamine (ou toalhinhas que já vem com aquelas barrinhas para bordar)
  • Tesoura

1º Passo:
Você tem que preparar o tecido, escolha o gráfico, conte no gráfico escolhido quantos pontos o bordado irá ocupar na vertical e na horizontal, (os pontos são os quadradinhos, cada quadradinho 1 ponto). Para que seu bordado fique bem centralizado e bonito.

2º Passo:
O ponto cruz geralmente é bordado com dois fios, algumas pessoas quando bordam em etamine mini (etamine com quadradinho bem pequeno) usam um fio só, mas eu prefiro usar dois mesmo quando uso o etamine mini. Corte um pedaço de linha (na cor que estará pedindo na legenda de seu gráfico) dobre e enfie as 2 pontas da linha na agulha formando uma argolinha na outra ponta.

3º Passo:
Localize na toalha o ponto por onde você vai começar a bordar, passe a agulha pelo quadradinho e depois passe a agulha pela argolinha e puxe para firmar a linha (existem outras maneiras de firmar a linha, eu prefiro assim que fica com um acabamento melhor)

4º Passo:
Conte quantos pontos você tem que fazer da cor da linha utilizada e comece a fazer os X necessários naquela carreira da seguinte forma:

5º Passo:
Faça o mesmo processo voltando para que se forme os X, da seguinte forma:

6º Passo:
Observe seu gráfico, se a próxima carreira a ser bordada, vai subir ou descer tanto faz o processo é o mesmo.

7º Passo:
Verifique se a próxima carreira começa antes de acabar a que você está bordando, se caso for como mostra a imagem, suba faça a próxima carreira e depois volte e termine a carreira anterior, assim seu avesso fica perfeitinho pois você não irá usar a agulha de ladinho, ela sempre estará voltada para baixo e para cima como mostra a imagem.

8º Passo:
Continue seguindo o gráfico, procure ir fazendo as carreiras sempre indo até onde precisa ir com aquela linha e depois volte para que o avesso fique perfeito. Da seguinte forma.

Depois volte completando os X.

9º Passo:
O arremate:
Passe a agulha por trás de alguns pontinhos +ou- três, bem camufladinho para que fique um acabamento bem bonitinho e corte a linha.
Muitas pessoas fazem assim como mostra a primeira imagem, pelo avesso do bordado. Mas eu faço como mostra a segunda imagem, pelo lado direito do bordado, pois acho que assim fica um acabamento melhor e o avesso fica mais bonito. Mas quando você vai bordar em etamine e não direto na toalha você pode fazer pelo avesso mesmo pois vai ser costurado.

O avesso perfeito fica assim...

Em alguns gráficos são usados os Meio Ponto. Que é bem simples de fazer.
Vá com a agulha no centro do quadradinho.

Leve a agulha para o furinho no canto do quadradinho, seguindo a direção que seu gráfico mostra para onde seu Meio Ponto tem que ficar viradinho.
Observe a imagem.

Puxe a linha. Vai ficar como se você tivesse feito a primeira voltinha do X só que só metade.

Faça o outro ladinho do X desta vez inteiro

Está prontinho seu Meio Ponto.

Continue seguindo seu gráfico normalmente.

 Espero ter ajudado, fiz este PAP com muito carinho, mas se caso ainda ficar alguma dúvida, pode perguntar que terei prazer em ajudar.
Na aba Ponto Cruz vocês encontram gráficos para bordar e alguns de meus trabalhinhos é só clicar no botãozinho abaixo.

14 comentários:

Vanessa disse...

Oi Paula!!
Adorei esse Pap que você vez. Achei legal mesmo, pois a forma como começo a bordar é diferente e também meu avesso não fica em pé e sim deitado... rsrsrs. Tentarei iniciar dessa forma que você mostrou.
bjos e ótimo final de semana!!!

✿ Zaré ✿ disse...

Perfeito amiga, parabéns!!! *-*

Bebel Cristina disse...

Amei!!!!!!!! E até compartilhei no meu Face....

Já estou participando do seu blog... Passa lá no meu, participa também...
Ah, tenho uma fan page no Facebook... Se der, curte lá!
Bjs! *´¨) ♥
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` ¤ ♥
♥ Visite o Blog:http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/BlogEspacoBel

Bebel Cristina disse...

Olha que interessante! Achei o seu blog por acaso nessas minhas andanças pelos blogs alheios (rsrsrs) e agora que vi que já te conheço do Facebook! Somos até amigas!!!!!!!
Vê só: https://www.facebook.com/isabelcristina.lourenco?ref=tn_tnmn

kkk
Um beijão!
http://bebelvirtuosa.blogspot.com.br/

suzy disse...

amei seu blog, mt show,parabens.

lu e cesar Passos disse...

PARABÉNS ADOREI TUDO ME DEU ÓTIMAS IDÉIAS!!!

nice disse...

oi tudo bem você tem como me ensinar a diminuir gráficos pois tenho encomendas e o desenho é muito largo pode me ajudar

nice disse...

como diminuir gráficos pode me ajudar

Paula Sauter disse...

Olá Nice, não existi outro jeito a não ser redesenhar todo o gráfico, ok.
Você tem que desenhá-lo pontinho por pontinho. Pelo menos este é o jeito que sei, se existi outra maneira ainda não sei lhe dizer.
Abraços

patricia cristina disse...

Oi..Amei seu Blog..Me ajudou muito mesmo,......Obrigada

Michelle Barbosa Santos disse...

Olá... vc pode me ajudar a diminuir gráficos...estou precisando muito e não sei...bjs e obrigada

Paula Sauter disse...

Olá Michelle barbosa, desculpe mas não atendo pedidos nem reduzo gráficos.
Tenho um pap aqui no blog que ensino como importar a imagem e fazer graficos de imagens, quem sabe com este pap vc consiga fazer sua redução.
O link da aulinha é este:
http://delicadocantinho.blogspot.com.br/2013/10/como-fazer-graficos-de-imagens-no-cross.html

Gabriela Mendes disse...

Amei essas dicas ,parabéns pores pó essas lindas criatividades

animais sublimes disse...

obrigada :) eu não sabia fazer o avesso perfeito :)