Materiais:

-Tecido próprio para bordar vagonite (algumas pessoas bordam com etamine, mas eu não gosto)
-Linhas para bordar (o vagonite é um tipo de bordado que não tem uma linha específica, pode ser bordado com vários tipos de linhas, eu por exemplo, já bordei com meadas de bordar ponto cruz, com linhas de crochê fininha do tipo Cléa, mas já usei de outras marcas também.
-Agulha sem ponta
-Tesoura

1º Passo:
Corte um pedaço de linha, maior do que o espaço que vai ser bordado. Ache o meio do espaço onde seu bordado irá preencher. Faça o arremate inicial e comece a bordar. Quando eu bordo em tecido vagonite para depois costurar na peça eu não faço arremate inicial só deixo um pedacinho da linha de sobra para dobrar com o tecido depois e costurar. Só faço este arremate quando bordo direto em toalhas.
Como fazer o arremate inicial:
Passe a linha da esquerda para a direita em algumas traminhas do tecido como mostra as imagens.

Depois volte da direita para a esquerda começando pela segunda traminha do tecido pela mesma linha em que você foi da esquerda para a direita. Como mostra as imagens.

Com o arremate pronto, comece a bordar.

2º Passo:
O trama do tecido de vagonite é formada de três fiozinhos e um espacinho, três fiozinhos e um espacinho e assim vai. Como mostra a imagem acima. É com estes três fiozinhos que vamos trabalhar. Analise seu gráfico, conte quantas alcinhas você tem que pegar. As quantidade de alcinhas no gráfico estão representadas assim como mostra a imagem.

3º Passo:
Comece a passar a linha nas alcinhas das tramas do tecido, sempre com delicadeza para não arrebentar as alcinhas. Dai em diante você tem que seguir o que pede no seu gráfico, por exemplo se seu gráfico pedir para fazer cinco risquinhos em linha reta, você vai pegar a quantia suficiente de alcinhas para formar cinco risquinhos.

4º Passo:
Se seu gráfico pedir para subir faça o seguinte: Conte quantas linhas o gráfico está pedindo para subir, conte quantas alcinhas você vai ter que pegar nesta linha de cima, e fazendo o movimento desta vez da esquerda para a direita, (como se estivesse voltando o caminho) pegue as alcinhas necessárias e vá para baixo passando a agulha pela mesma alcinha de onde você saiu, voltando a trabalhar da direita para a esquerda, como mostra as figuras.

5º Passo:
Siga dai em diante como seu gráfico pedir.

6º Passo:
O arretame final. Para fazer o arremate final você usa o mesmo processo que usamos no arremate inicial.

Vagonite com Desenhos
Para este tipo de vagonite que forma flores e outros tipos de desenhos, para preencher o meio é o mesmo processo acima só vai preenchendo em linha reta todo o desenho e ao redor é feito o ponto Haste. A diferença é que para formar figuras deste tipo é necessário riscar o tecido com o desenho que deseja fazer.

O ponto haste é este aqui.

11 comentários:

Isabel Aparecida disse...

Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também:
http://virtuosasetalentosas.blogspot.com.br

Lucas Farias disse...

Hey vi seu blog na lista do Siga-me!
Adorei seu blog, muito lindo *_*
Já estou seguindo, vem me seguir também.
Aguardo sua visita!

Muito Obrigado, um beijo.
Lucas Farias
http://apanhadordelivros.blogspot.com.br/

Dinha ponto cruz disse...

muito bom este post adorei parabens, amiga vim participar de mais um sorteio seu e te convidar a conferir se ja esta nos meus 12 sorteios te aguardo lá ok? bjs!
http://sorteiosdadinhapontocruz.blogspot.com.br/p/sorteios-da-dinha-ponto-cruz.html

iza artes e criações disse...

Bom dia querida! Vi participar do seu sorteio e aproveitar para participar do meu:
http://izaartesecriacoes.blogspot.com.br/2013/04/sorteio-de-um-vale-compras.html

marluce araujo disse...

"Oi , vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também"http://lucylheus.blogspot.com.br/amei seu cantinho,espero sua visitinha bjs

Sarita disse...

Oi te achei na lista do Siga-me, e tudo aqui é muito lindo,já estou te seguindo, ficarei feliz se quiseres me seguir também, Meu Blog: http://sarita-montgomery.blogspot.com.br/ Meu e-mail: montgomerysarita@gmail.com.br

Juliana Pereira disse...

Olá amigos gostaria de convidar vcs para visitarem a minha pagina no Facebook. Aproveitem e de uma passadinha por la.... bjs Juliana.
https://www.facebook.com/CasaEArteEmArtesanato

Eliana - PIPOCA disse...

Nuosssssa! Tô passsssada!!! Que explicação detalhadaaa! AMEI! Muito obrigada :D

maria dilma disse...

o passo a passo poderia ser bem melhor se não tivesse esse papai noel passando na frente á todo minuto confesso não consegui ler direito e desisti.desculpem pois não sei como tira-lo,para ver melhor o explicativo.

Paula Sauter disse...

Olá Maria Dilma bom dia, sim quanto ao papai noel você não consegue tirá-lo pois é um enfeite de natal que eu coloquei através de códigos, então somente eu consigo retirá-lo. Após o natal ele será removido.

Eliana Soares disse...

Amei essa explicação do vagonite.vou tentar fazer.Obrigada bjs